terça-feira, 15 de maio de 2012

O mundo que nasceu com as duas guerras mundiais

As duas guerras mundiais provocaram uma profunda transformação no mundo. Entre 1914 e 1945, desmoronaram-se grandes impérios, surgiu o mundo comunista, morreram milhões de pessoas no campo de batalha, destruiu-se uma quantidade incalculável de riquezas, levantaram-se e desfizeram-se regimes totalitários, como o nazismo e o fascismo.

O mapa do mundo foi redesenhado. As duas guerras mundiais do século XX, entre as suas muitas consequências, mudaram a própria concepção de guerra. 

O pacifismo tornou-se quase uma unanimidade, embora mais no discurso do que na prática.

Nagasaki e Hiroshima passaram a simbolizar o absurdo da guerra.Com as modernas armas, a guerra deixou de ser associada à nobreza e ao heroísmo. A política mundial ficou polarizada entre a União Soviética e os Estados Unidos, os grandes vencedores da Segunda Guerra mundial. As duas guerras mundiais colocaram as tradicionais potencias europeias - Grã-Bretanha, França e Alemanha - em segundo plano.

As potências europeias perderam também as suas colônias, tanto na África como na Ásia. A bomba atômica também passou a ser alvo de discussão mundial, pois à medida que aumentava a capacidade destrutiva das armas nucleares, a guerra tornou-se impossível entre as potências, pois ela não teria vencedores.

.A rivalidade entre os EUA e a URSS era absoluta. Os modelos de sociedade, de organização econômica e de sistema político de cada um deles eram antagônicos (totalmente contrários). Apesar disso, soviéticos e norte- americanos não podiam entrar em conflito militar direto. A própria continuidade da vida humana na Terra ficou ameaçada pelas armas atômicas.

A paz entre as duas potências era improvável, mas a guerra entre elas era impossível. Depois de 1945 (fim da 2ª guerra), o mundo não conheceu um período de paz. Muitas guerras ocorreram em várias partes do mundo; guerras localizadas, sem o envolvimento direto das grandes potências, com o uso limitado de soldados e armas dos quais elas dispunham. Exemplos dessa guerras localizadas: Guerra da Coréia(1950),Vietnã(1960-1970),guerra na África e Ásia, entre o Irã e o Iraque. Quase todas elas tiveram a participação direta ou indireta da URSS e dos EUA, mas eles nunca ousaram se enfrentar diretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário